Alunos clubistas visitam Observatório do Mackenzie

Alunos clubistas visitam Observatório do Mackenzie

Em novembro os alunos dos clubes de Matemática Aplicada e Astronomia puderam desfrutar de uma tarde de muito aprendizado no Observatório do Mackenzie em Atibaia.

O Observatório de Radioastronomia e Astrofísica do Itapetinga deu início as suas atividades nos anos 70. Guilherme Alaia, engenheiro chefe do observatório, nos mostrou o livro de assinaturas dessa época que registrou a presença de diversas instituições do mundo todo ao observatório, mostrando assim sua grande importância e estrutura.

Pioneiro em encontrar vapor de água em outras galáxias, o observatório tem como objetivo estudar as nuvens de gás que envolvem as estrelas ainda em fase de formação.

José Luiz Monteiro do Vale, físico e pesquisador do INPE, contou para nossos alunos, entre outras coisas, que a vantagem do radiotelescópio é que ele pode acompanhar um astro sem a necessidade de esperar anoitecer. Além de partilhar com o grupo muito conhecimento e responder a todas as dúvidas.

Ao final do passeio alguns alunos voltaram com uma grande dúvida, a única que não pode ser respondida pelo físico José Luiz: seguir ou não a profissão de pesquisador e astrônomo.

Esse passeio foi uma idealização e parceria do observatório com o Colégio FAAT. Agradecemos a contribuição das professoras Elizangela Goldoni e Mariana Silva, do Guilherme Julio Alaia por abrir espaço para nossa escola e do José Luiz Monteiro do Vale pela carismática explicação aos nossos alunos.

Olá, deixe seu comentário para Alunos clubistas visitam Observatório do Mackenzie