Destaque em Física 2017 pela USP

Destaque em Física 2017 pela USP

Pelo segundo ano seguido o Colégio FAAT foi destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), evento realizado pela Universidade de São Paulo (USP). O projeto “Construção de um experimento de física de baixo custo para a determinação experimental do valor da aceleração da gravidade utilizando o Arduino” foi contemplado com o prêmio Instituto de Física da USP - Destaque em Física 2017.

O evento, realizado entre os dias 21 e 23 de março, contou com aproximadamente 300 projetos finalistas de todo o país. O encerramento ocorreu em 24 de março com a cerimônia de premiação.

O projeto premiado faz parte do programa de Iniciação Científica Júnior (IC Jr.) do Colégio FAAT e foi desenvolvido pelos alunos Rogério Montero, Larissa Araújo e Vitória Valence Hidalgo, orientado pelas professoras Dra. Kelly Pascoalino e Elizângela Goldoni. Pelo feito os alunos e coordenadoras também foram convidados a participar do "Campus Party Brasília 2017”.

Em 2016 a equipe de jovens pesquisadores foi premiada por um projeto voltado para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes deficientes intelectuais.

Sobre o projeto

A ideia do projeto 2017 surgiu do interesse em inovar as aulas de Física reduzindo a dificuldade atualmente relatada por alunos do ensino fundamental II e médio com relação às ciências exatas e da natureza, com destaque à Física. De fato, muitos estudos evidenciam que tal dificuldade pode ser minimizada fazendo-se uso de atividades experimentais e criação de projetos integrando o plano de aula das disciplinas.

Diante disso, os alunos projetaram e construíram um equipamento de baixo custo e, portanto, acessível a todas as escolas de nível médio e fundamental, da rede pública e privada, que permite a determinação experimental do valor da aceleração da gravidade e análise quantitativa e qualitativa do movimento de queda livre dos corpos.

O aparato faz uso da tecnologia Arduino para controle dos sensores eletrônicos utilizados e aquisição de dados. Essa tecnologia tem sido desde sua criação, em 2005, amplamente utilizada como ferramenta maker em projetos dentro e fora do ambiente escolar acadêmico.

Segundo Kelly Pascoalino, professora e coordenadora do projeto, a Feira revela o potencial dos jovens brasileiros quando estimulados da forma correta.

“Ser um finalista da FEBRACE já uma grande vitória, mas, ter recebido um prêmio de reconhecimento do Instituto de Física da USP, um dos maiores institutos do Brasil, na área, foi muito gratificante. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia”, destaca a professora Kelly.

A aluna Vitória Valence Hidalgo conta que receber o prêmio foi uma das melhores experiências vividas por ela: “ganhar um prêmio, não é um status, ganhar um prêmio significa que você batalhou muito para chegar aonde chegou, significa que você é capaz de vencer todos seus medos e anseios. A emoção de ganhar um prêmio é tão grande. Ver que um trabalho que teve tanta dedicação foi escolhido entre tantos outros projetos maravilhosos. Realmente tudo valeu a pena, cada sufoco. Foi uma grande recompensa para toda a equipe”.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE é um evento realizado todos os anos pela Universidade de São Paulo (USP) para estimular o jovem cientista de todo o território nacional, assim como incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico.

Olá, deixe seu comentário para Destaque em Física 2017 pela USP